Desde 2018 grupos e organizações feministas se reúnem em torno da Campanha Nem Presa Nem Morta por Aborto, visionando avanços nessa pauta. De lá para cá, além de se terem agravado os riscos de retrocesso, veio a pandemia da Covid-19 e a crise humanitária, agravada pelo desgoverno federal que nos assola.
A Campanha Nem Presa Nem Morta vem desenvolvendo canais de comunicação e expressão da resistência feminista, para disseminar informação atualizada e segura, mas também valorizar uma história, que é de lutas.
Em 2020 lançamos o boletim Futuro do Cuidado – Justiça Reprodutiva em tempos de pandemia. Os boletins podem ser acessados no site futurodocuidado.org.br ou neste site, na tag Boletim.
A campanha tem também reunido comunicadoras feministas de diversas organizações, grupos de comunicação e veículos para debater temas e criar coletivamente. Foi assim que inauguramos o formato de podcast. Este é o primeiro de uma série de três episódios. Ele trata de conquistas e impasses da luta feminista pelo direito ao aborto no Brasil. Aproveite!
Você pode acessar abaixo ou ouvir o podcast pelo Spotify.
FICHA TÉCNICA
Título do Podcast: Futuro do Cuidado
Produção: Campanha Nem Presa Nem Morta/ Site Futuro do Cuidado
Título do Episódio 1: Legal ou ilegal, nós abortamos!
Data da gravação do Podcast: Setembro 2021
Roteiro e Apresentação: Viviane Nascimento
Pesquisa de conteúdo: Angela Freitas, Nara Menezes
Produção executiva: Cris Kenne, Laura Molinari
Montagem: ONG Criar Brasil
Captação para este episódio e Checagem: Angela Freitas (depoimentos de Jacqueline Pitanguy, Maria José Araújo, Priscilla Brito, Paula Viana)
Locução: Viviane Nascimento
Finalização e mixagem: ONG Criar Brasil
Identidade visual: Isabela Avellar
Legendagem: Cris Kenne
Participaram da construção deste episódio as seguintes organizações que integram a iniciativa comunicacional para o 28 de Setembro de 2021 da Campanha Nem Presa Nem Morta por Aborto: Anis – Instituto de Bioética/ Coletivo Hellen Keller de Mulheres com Deficiência/ Grupo Curumim/ Núcleo de Comunicação de Católicas pelo Direito de Decidir/ Núcleo de Comunicação da Rede Feminista de Saúde/ Portal Catarinas.
Agradecimentos às queridas Lia Zanotta, Tania Lago, Lívia Casseres, Severina Ferreira e a todas as mulheres que construíram e constroem essa história de resistência!